PUBLICIDADE

Ásia

Reis do Butão aguardam a chegada do primeiro filho e herdeiro ao trono

12 nov 2015 - 11h32
Compartilhar
Exibir comentários

Os reis do Butão, Jigme Khesar Wangchuck e Jetsun Pema, revelaram ontem que estão à espera do primeiro filho, que deverá nascer em fevereiro do ano que vem e será o próximo herdeiro ao trono, segundo o jornal "Kuensel".

"Estou profundamente feliz de anunciar que Jetsun e eu esperamos o nascimento de nosso filho para o próximo Losar (equivalente ao Ano Novo ocidental)", disse o monarca durante uma cerimônia para comemorar os 60 anos de seu pai, Jigme Singye.

Jigme Khesar Wangchuck foi coroado em 2008 quando seu pai abdicou do trono. À época, com 28 anos, ele se tornou o rei mais jovem do mundo. Três anos depois, ele se casou com Jetsun Pema, uma plebeia dez anos mais nova do que ele e que estudou na Índia e no Reino Unido.

Em seu discurso, o monarca disse que o príncipe não será somente o seu filho, mas também "de todos os butaneses", já que se encarregará de "dirigir" o "futuro" dos cidadãos.

A dinastia Wangchuck possui grande prestígio no Butão e é conhecida por ter criado, em 1972, o indicador de "Felicidade Interna Bruta" (GNH), que se baseia em pilares como a conservação dos costumes locais, a preservação do meio ambiente e a boa gestão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade