PUBLICIDADE

Ásia

Japão: princesa Masako agradece "apoio" em seu 49º aniversário

9 dez 2012 - 02h12
(atualizado às 02h47)
Compartilhar

A mulher do herdeiro do trono do Japão, a princesa Masako, que está há quase uma década sob tratamento devido a uma depressão induzida por estresse, agradeceu neste domingo em comunicado por ocasião de seu 49º aniversário o "caloroso e contínuo apoio" do povo japonês.

"Tendo em vista que o tratamento durou tanto tempo, suponho que causei muita preocupação", diz o documento, publicado pela Agência da Casa Imperial. A mulher do príncipe herdeiro Naruhito também expressou sua alegria a respeito da situação de sua filha de 11 anos, a princesa Aiko, que só começou a ir ao colégio no ano passado e participa ativamente em atividades extracurriculares.

Durante vários meses entre 2010 e 2011 Masako teve que acompanhar Aiko às aulas diariamente, após informar-se que a menina tinha ficado comovida com o "comportamento brusco" de alguns companheiros de seu curso. Masako também quis lembrar e mostrar seu apoio aos afetados pelo terremoto e tsunami que devastou o nordeste do Japão no dia 11 de março de 2011.

A princesa limitou suas aparições públicas e compromissos oficiais desde que em 2003 a Casa Imperial revelou que sofria de estresse, que alguns atribuem à rigidez do protocolo da Casa Imperial e às fortes pressões que suporta para ter um filho homem que perpetue a linha imperial japonesa.

A equipe médica que atende Masako publicou também um comunicado em que explicou que a princesa, que ainda requer pequenas doses de medicação, sofreu muito cansaço físico e mental desde o outono (hemisfério norte) de 2011, mas que se recupera gradualmente após desfrutar de um período de descanso.

EFE   
Compartilhar
Publicidade