PUBLICIDADE

Ásia

Filipinas: EUA são obrigados a defender nosso país em ataque

30 abr 2014 - 02h42
(atualizado às 02h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo acordo militar assinado entre Estados Unidos e Filipinas obriga o país do continente americano a auxiliar o aliado em caso de qualquer ataque sobre seu território ou Forças Armadas no Mar do Sul da China, disse nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores filipino, segundo informações da agência Reuters.

Nessa segunda-feira, os países assinaram um acordo com duração de 10 anos, que permitirá uma maior presença de tropas americanas nas bases militares filipinas. De acordo com Albert del Rosario, com o Acordo de Cooperação para a Melhora da Defesa (EDCA, na sigla em inglês), “os Estados Unidos virão dar assistência às Filipinas se nosso território metropolitano for atacado ou se nossas Forças Armadas forem atacados na região do Pacífico”.

O comunicado do ministro foi visto como uma forma de dissipar as dúvidas de que Washington não entraria em ação se a disputa territorial na região do Mar do Sul da China evoluir para um conflito com Pequim. Os vizinhos asiáticos reivindicam soberania sobre algumas áreas desta parte do Pacífico.

Além de Filipinas e China, países como Brunei, Malásia, Vietnã e Taiwan também reclamam direitos na região, por onde anualmente circulam cerca de US$ 5 trilhões em comércio naval e onde acredita-se haver um rico depóstivo de gás e petróleo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade