PUBLICIDADE

Ásia

Filipinas: 58 membros de rede de chantagem sexual são presos

2 mai 2014 - 06h38
(atualizado às 06h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Cinquenta e oito pessoas foram detidas nas Filipinas no âmbito de uma investigação sobre uma rede mundial de "sextorsão" (extorsão sexual), prática que consiste em chantagear os internautas por suas fotos ou vídeos explícitos, anunciou nesta sexta-feira a Interpol. Os 58 suspeitos são acusados de pornografia infantil e chantagem.

O diretor da unidade de luta contra os crimes informáticos da Interpol, Sanjay Virmani, afirmou que se tratava de uma grande rede. As vítimas, homens e crianças, são provenientes principalmente de Hong Kong, Indonésia, Cingapura, Filipinas, Estados Unidos e Reino Unido, segundo o chefe da polícia filipina, Alan Purísima.

Os detidos ameaçavam "enviar aos amigos ou à família" vídeos e fotos das vítimas quando realizavam "cibersexo" pela webcam, por exemplo. Em troca de não enviá-los, os suspeitos pediam o pagamento de milhares de dólares.

Segundo um investigador escocês, um jovem de 17 anos se suicidou depois de ser chantageado. Em Hong Kong, os policiais identificaram mais de 530 vítimas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade