PUBLICIDADE

Mundo

EUA rejeitam "proposta desastrosa" da China para Hong Kong

22 mai 2020 - 13h08
(atualizado às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo
20/05/2020
Nicholas Kamm/Pool via REUTERS
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo 20/05/2020 Nicholas Kamm/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, repreendeu a China nesta sexta-feira por sua proposta de legislação de segurança nacional para Hong Kong, qualificando-a de arbitrária e desastrosa, e dizendo que pode ter impacto no tratamento favorável dos Estados Unidos ao território.

"Os Estados Unidos repudiam a... proposta de impor unilateral e arbitrariamente uma legislação de segurança nacional a Hong Kong", disse Pompeo em comunicado.

"Os Estados Unidos exortam fortemente Pequim a reavaliar sua proposta desastrosa, cumprir suas obrigações internacionais e respeitar o alto grau de autonomia, as instituições democráticas e as liberdades civis de Hong Kong, que são essenciais para preservar seu status especial sob a lei dos EUA".

O comunicado do principal diplomata norte-americano foi mais longe do que o alerta de quinta-feira do Departamento de Estado à China, e mostrou a rapidez com que o mundo reagiu à notícia de que a China está determinada a impor uma nova legislação de segurança nacional a Hong Kong, apesar dos protestos pró-democracia do ano passado no território.

A "Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong" dos EUA, aprovada pelo presidente Donald Trump no ano passado, exige que o Departamento de Estado certifique ao menos anualmente que Hong Kong mantém autonomia suficiente para justificar termos comerciais favoráveis dos EUA que a ajudam a manter sua posição de centro financeiro mundial.

"Qualquer decisão que interfira com a autonomia e as liberdades de Hong Kong, tal como garantidas na Declaração Conjunta Sino-Britânica e na Lei Básica, inevitavelmente impactaria nossa avaliação da (diretriz) Um País, Dois Sistemas e o status do território", disse Pompeo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade