PUBLICIDADE

Ásia

Erupção de vulcão na Indonésia deixa 6 mortos e mais de 500 desabrigados

12 ago 2013 - 06h31
(atualizado às 06h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Seis pessoas morreram e mais de 500 foram evacuadas por causa da erupção do vulcão Rokatenda, situado na pequena ilha indonésia de Palue, informaram nesta segunda-feira as autoridades locais.

O Rokatenda, com 875 metros acima do nível do mar, entrou em erupção no sábado passado de madrugada e expulsou lava e uma nuvem quente de fumaça que subiu até os 2 mil metros de altura.

As erupções, embora menores, continuaram até hoje e a Agência de Gestão de Desastres da Indonésia advertiu que o perigo potencial do vulcão continua sendo alto para os habitantes da ilha, de apenas quatro quilômetros de raio.

Centenas de moradores de Palue já foram retirados para a vizinha ilha de Flores, enquanto as autoridades pretendem transferir mais 2 mil pessoas.

Os trabalhos das equipes de emergência foram prejudicados pela densa fumaça que cobre grande parte da ilha e da negativa de uma parte dos moradores de Palue de abandonar suas casas.

O Rokatenda, na província de Nusatenggara Oriental, é um dos 129 vulcões ativos do arquipélago indonésio. Sua erupção mais mortífera registrada aconteceu em 1928, quando cerca de 300 pessoas morreram.

A Indonésia está localizada dentro do denominado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores ao ano, a maioria de pouca magnitude.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade