PUBLICIDADE

Mundo

Cui Tiankai diz que EUA devem parar de ameaçar CN

16 set 2017 - 10h40
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O embaixador da China em Washington pediu aos Estados Unidos que se abstenham de ameaçar a Coreia do Norte, que lançou outro míssil para o Oceano Pacífico sobrevoando o Japão.

Cui Tiankai
Cui Tiankai
Foto: Pool / Getty Images

O embaixador Cui Tiankai disse a repórteres em evento da embaixada: "Honestamente, acho que os Estados Unidos deveriam estar fazendo ... muito mais do que agora, para que haja uma efetiva cooperação internacional efetiva nesta questão".

"Eles devem se abster de fazer mais ameaças. Eles devem fazer mais para encontrar formas eficazes de retomar o diálogo e a negociação", disse ele.

O presidente Donald Trump e outros nos EUA têm exortado a China a aumentar a pressão diplomática e econômica sobre seu aliado comunista para ajudar a resolver o impasse sobre os programas de armas da Coreia do Norte.

A China lutou ao lado da Coreia do Norte durante a Guerra da Coreia de 1950-53, na qual o líder chinês Mao Zedong perdeu seu filho mais velho, e Pequim tem sido o principal parceiro comercial de Pyongyang.

Trump postou no início do mês que os EUA avaliam suspender o comércio com países que tem negócios com a Coreia do Norte.

Cui na sexta-feira advertiu contra colocar a negociação China-EUA na mesa.

"Esforços para prejudicar o comércio da Chian-U.S., ou mesmo sanções contra a China, não seriam adequados", disse a agência de notícias estatal chinesa Xinhua citando Cui.

Seul responde a crescente ameaça militar da Coreia do Norte:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade