PUBLICIDADE

Mundo

Dupla explosão deixa cerca de 25 mortos no Afeganistão

Oito jornalistas que estavam no local para relatar o caso também foram atingidos por um homem-bomba

30 abr 2018 - 07h50
(atualizado às 08h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma dupla explosão em Cabul, capital do Afeganistão, matou pelo menos 25 pessoas nesta segunda-feira (30), incluindo oito jornalistas que foram ao local para relatar sobre a primeira detonação e aparentemente foram atacados por um homem-bomba, disseram autoridades.

Policiais ajudam jornalistas vítimas de ataque no Afeganistão 30/04/2018 REUTERS/Omar Sobhani
Policiais ajudam jornalistas vítimas de ataque no Afeganistão 30/04/2018 REUTERS/Omar Sobhani
Foto: Reuters

Várias horas depois, um suicida em um veículo atacou forças militares estrangeiras na província de Kandahar, no sul do país, matando 11 crianças que estudavam em uma escola religiosa próxima, disse a polícia.

O Comitê de Segurança dos Jornalistas Afegãos (AFJSC, na sigla em inglês) disse que oito jornalistas foram mortos em Cabul, o maior número de vítimas entre trabalhadores da mídia em um único ataque no país.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelas duas explosões na capital, que, segundo o oficial da polícia de Cabul Hashmat Stanakzai, matou 25 pessoas e deixou 49 gravemente feridas.

Os ataques ocorreram uma semana depois que 60 pessoas foram mortas enquanto esperavam em um centro de registro de eleitores no oeste de Cabul, reforçando a situação de insegurança na capital apesar das repetidas promessas oficiais de reforçar a proteção.

Os jornalistas, incluindo uma mulher, eram todos afegãos e foram mortos na segunda explosão em Cabul enquanto esperavam em um cordão de segurança a várias centenas de metros de distância do local do primeiro ataque.

A segunda explosão ocorreu cerca de meia hora depois da primeira.

Entre os jornalistas mortos, sete eram de veículos afegãos: dois repórteres da TV Mashal, um cinegrafista e um repórter que trabalhavam para a 1TV, dois repórteres da Rádio Azadi e um da Tolo News, segundo o AFJSC.

A agência de notícias francesa Agence France-Presse disse que seu principal fotógrafo no Afeganistão, Shah Marai, foi morto no ataque.

Pelo menos cinco jornalistas também ficaram feridos. Um fotógrafo da Reuters ficou levemente ferido por estilhaços.

Presidente afegão quer reconhecer Talibã como grupo político:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade