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Cúpula entre Trump e Kim na Ásia cria desafios logísticos

11 mai 2018 - 12h23
(atualizado às 12h53)
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A viagem do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, a Cingapura para uma reunião de cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresenta desafios logísticos que devem incluir o uso de aeronaves dos tempos soviéticos para transportar o líder, sua limusine e dezenas de funcionários de segurança e apoio.

Líder norte-coreano, Kim Jon Un, no interior de avião, em foto divulgada pela agência KCNA em 9 de maio de 2018 09/05/2018 KCNA/via REUTERS
Líder norte-coreano, Kim Jon Un, no interior de avião, em foto divulgada pela agência KCNA em 9 de maio de 2018 09/05/2018 KCNA/via REUTERS
Foto: Reuters

A escolha de Cingapura como local do primeiro encontro da história entre um presidente norte-americano no exercício do cargo e um líder norte-coreano se deu tanto pelo fato de o país estar a uma distância e um tempo de voo razoáveis de Pyongyang quanto pela neutralidade política da ilha-estado, disse uma autoridade presidencial sul-coreana a repórteres.

Desde que assumiu o posto em 2011, Kim só fez uma viagem aérea conhecida ao exterior, quando visitou no início desta semana a cidade de Dalian, na China, para conversar com o presidente chinês, Xi Jinping. Ele voou em seu jato pessoal Ilyushin-62M acompanhado de um avião de carga que, segundo rumores transmitidos por pessoas a par dos assuntos norte-coreanos, transportou sua limusine.

"Parece que a viagem a Dalian foi um ensaio", disse Andray Abrahamian, pesquisador da Pacific Forum CSIS e antes da Choson Exchange, um grupo sediado em Cingapura que ensina habilidades comerciais a norte-coreanos.

Encontro entre Kim e Trump será em 12 de junho em Cingapura:

Situada a 4.700 quilômetros do aeroporto Sunan, de Pyongyang, Cingapura está bem dentro do alcance do Il-62M. O avião soviético de fuselagem estreita com quatro motores começou a ser usado nos anos 1970 e tem um alcance máximo de 10 mil quilômetros.

Mas o avião de carga Ilyushin-76 não consegue voar mais de 3 mil quilômetros sem reabastecer se estiver com carga máxima, por isso terá que parar em um território amistoso na rota para Cingapura, como a capital do Vietnã, ou voar com carga reduzida.

O Il-76, projetado originalmente para transportar maquinário pesado a partes remotas da União Soviética, é grande o suficiente para acomodar um ônibus escolar ou dois contêineres, segundo a operadora de voos de passageiros e de carga Antarctic Logistics & Expeditions.

Mas a aeronave teve alguns problemas de segurança. No incidente mais recente, ocorrido no mês passado, uma queda matou as 257 pessoas a bordo depois de decolar de uma base aérea de Argel, capital da Argélia.

Segundo um desertor familiarizado com detalhes de segurança, não se tem conhecimento de que o líder norte-coreano tenha medo de voar, ao contrário de seu pai, Kim Jong Il.

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