PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte confirma seu último teste de mísseis de "alta precisão"

29 mai 2017 - 20h29
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte confirmou nesta terça-feira (data local) o lançamento de um míssil balístico que caiu ontem no Mar do Japão e que foi um teste de "um novo sistema de ultra precisão", segundo informou a agência estatal "KCNA".

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, observou uma vez mais o lançamento de um "foguete balístico de precisão guiada e capaz de fazer ataques de ultra precisão", detalhou em inglês a agência de notícias norte-coreana.

O exército da Coreia do Norte efetuou ontem seu nono teste de mísseis neste ano e, segundo anunciaram as autoridades de Seul e Washington, disparou um projétil de curto alcance que pode ter caído nas águas da Zona Econômica Especial (ZEE) do Japão.

"O foguete balístico voou para o leste (...) e atingiu corretamente o alvo planejado com um desvio de sete metros", acrescentou a nota da agência estatal.

O Estado Maior Conjunto sul-coreano (JCS) já havia anunciado nesta segunda-feira que a Coreia do Norte disparou "pelo menos um míssil" de um design baseado nos Scud soviéticos.

O míssil alcançou uma altura máxima de 120 quilômetros e percorreu 450 quilômetros rumo ao leste antes de cair no Mar do Japão, segundo informou Seul.

O último teste de mísseis de Pyongyang, o terceiro em três semanas, voltou a suscitar nesta segunda-feira a condenação da comunidade internacional.

Os insistentes testes armamentistas da Coreia do Norte causaram um aumento da tensão na região e uma escalada verbal com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegou a insinuar que estuda possíveis ataques preventivos.

Este último lançamento aconteceu ainda logo depois de os líderes do G7 terem se reunido neste final de semana na cidade italiana de Taormina, onde exigiram que a Coreia do Norte "abandone todos seus programas de mísseis balísticos e nucleares de forma completa, verificável e irreversível".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade