PUBLICIDADE

Ásia

Após explosão, 18 pessoas ficam presas em submarino militar na Índia

14 ago 2013 - 01h40
Compartilhar

Pelo menos 18 pessoas estão presas em um submarino da Força Naval da Índia na cidade portuária de Mumbai, informou nesta quarta-feira uma fonte oficial, que indicou que esse incidente teria sido iniciado após uma explosão que causou um incêndio na embarcação.

A explosão ocorreu pouco depois da meia-noite local no INS Sindhurakshak, um submarino que havia sido reformado na Rússia há três meses com um custo de US$ 80 milhões, segundo a imprensa indiana.

"Há algumas pessoas presas, estamos tentando resgatá-las. Acreditamo que são 18", declarou o porta-voz da Marinha indiana, PVS Satish, citado pelo jornal "The Times of Índia".

Segundo a agência "Ians", boa parte da tripulação se lançou à água após a explosão para salvar suas vidas, enquanto os bombeiros conseguiram controlar o incêndio algumas horas depois.

Até o momento, as autoridades militares desconhecem as causas do incidente e criaram uma comissão de investigação para apurar o ocorrido.

O acidente ocorre um dia antes da celebração do Dia da Independência no gigante asiático, uma festa nacional que, neste ano, vem acompanhada de alertas de segurança perante o temor de possíveis atentados terroristas.

Mumbai, capital do estado sudoeste de Maharashtra e que conta com quase 20 milhões de habitantes, é a principal metrópole da Índia e foi palco de potentes ações terroristas no passado.

A explosão em questão é um golpe duro para as Forças Armadas indianas, que estão envolvidas em um amplo e custoso processo de modernização de seu arsenal.

Na última segunda-feira, o país asiático apresentou oficialmente seu primeiro porta-aviões de produção própria, o INS Vikrant, que deve pesar 40 mil toneladas e deverá ser incorporado em 2018 à Marinha.

EFE   
Compartilhar
Publicidade