PUBLICIDADE

Mundo

As 3 reivindicações dos jovens ecologistas italianos

Milhões saíram às ruas do mundo todo nesta sexta-feira (20)

20 set 2019 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários

Inspirados pela ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, milhões de jovens do mundo todo saíram às ruas de suas cidades para protestar em defesa do clima e cobrar ações mais eficazes dos governos contra o aquecimento global.

Jovens italianos protestam pelo clima em Florença, na Toscana
Jovens italianos protestam pelo clima em Florença, na Toscana
Foto: Reprodução/Facebook / Ansa - Brasil

Na Itália, os atos aconteceram em mais de 100 municípios e deram início a uma semana de manifestações que terminará em 27 de setembro, com a terceira greve nacional pelo clima, após as paralisações de 15 de março e 24 de maio deste ano.

Os protestos são realizados pela organização Fridays For Future Italia ("Sextas-feiras pelo futuro", em tradução livre), braço italiano do movimento de Thunberg, e reúnem diversas entidades ambientais espalhadas pelo país.

Em sua página no Facebook, o grupo postou suas três principais reivindicações. A primeira é zerar as emissões de gases poluentes na Itália até 2030 e no mundo até 2050, com o objetivo de manter o aumento da temperatura média do planeta neste século menos de 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais - essa também é a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris, assinado em 2015.

A segunda reivindicação é uma transição energética global para fontes renováveis. Já a terceira é a defesa da ciência, questionada por negacionistas do aquecimento global mundo afora.

"Precisamos dar voz à ciência, valorizar o conhecimento científico, escutando e difundindo os alertas dos estudiosos mais respeitados do mundo. A ciência nos diz há anos qual é o problema e quais são os instrumentos para resolvê-lo. Agora cabe à política a tarefa de agir", afirma o texto.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade