PUBLICIDADE

Mundo

Argentina determina congelamento de bens do Hezbollah em aniversário de ataque a centro judeu

18 jul 2019 - 12h13
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades da Argentina determinaram o congelamento de bens do Hezbollah no país nesta quinta-feira, e designaram o grupo islâmico libanês, ao qual atribui dois ataques em seu território, como uma organização terrorista.

Fachada da Casa Rosada, em Buenos Aires
13/05/2019
REUTERS/Agustin Marcarian
Fachada da Casa Rosada, em Buenos Aires 13/05/2019 REUTERS/Agustin Marcarian
Foto: Reuters

O anúncio veio no 25º aniversário do ataque a bomba contra um centro comunitário judeu em Buenos Aires que matou 85 pessoas. A Argentina culpa o Irã e o Hezbollah pelo atentado - ambos negam qualquer responsabilidade. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, está no país para lembrar a ocasião.

A Argentina também culpa o Hezbollah por um ataque contra a embaixada de Israel em Buenos Aires em 1992 que deixou 29 mortos.

A unidade de informações financeiras da Argentina ordenou o congelamento de bens de membros do Hezbollah e da organização um dia depois de elaborar uma nova lista de pessoas e entidades ligadas ao terrorismo.

O congelamento de bens coloca o Hezbollah automaticamente no registro argentino, designando-o como uma organização terrorista, confirmou uma fonte do governo com conhecimento direto da ação.

Autoridades dos Estados Unidos e da Argentina dizem que o Hezbollah opera na chamada Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, onde uma economia ilícita financia suas operações em outras partes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade