PUBLICIDADE

Mundo

Argentina anuncia Silvina Batakis como nova ministra da Economia

Kirchnerista assume após saída surpresa de Martín Guzmán

4 jul 2022 - 09h54
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Argentina anunciou no fim da noite deste domingo (3) o nome de Silvina Batakis, 53 anos, como nova ministra da Economia do país.

Guzmán anunciou saída inesperada do governo Fernández no sábado
Guzmán anunciou saída inesperada do governo Fernández no sábado
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A mudança inesperada precisou ser feita após o antigo titular da pasta, Martín Guzmán, anunciar que estava deixando o cargo imediatamente no último sábado (2).

Pessoa de confiança de Cristina Kirchner e peronista de longa data, Batakis já foi responsável pela pasta de Economia na província de Buenos Aires entre 2011 e 2015 durante o governo de Daniel Scioli. Atualmente, era secretária de Províncias do Ministério do Interior.

Guzmán entregou o cargo para Alberto Fernández, segundo a mídia argentina, por conta da pressão da ala kirchnerista dentro do governo do mandatário, cada vez mais isolado dentro de seu próprio governo.

O ex-ministro foi o responsável por reestruturar a dívida argentina em março deste ano e era muito aclamado por diversas vertentes políticas por sua atuação.

No entanto, apesar de estar no meio das brigas entre Fernández e Kirchner, a mídia argentina destaca que Batakis já confirmou que manterá os acordos fechados por seus antecessor com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas, há dúvidas se ela seguirá com o plano de austeridade prometido por Guzmán a órgãos internacionais neste segundo semestre de 2022. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade