PUBLICIDADE

Mundo

Arcebispo assassinado e ex-papa se tornarão santos

19 mai 2018 - 13h00
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O arcebispo salvadorenho Óscar Romero será canonizado em uma cerimônia do Vaticano no dia 14 de outubro, disse a igreja neste sábado, uma decisão que vai decepcionar algumas pessoas na América Latina que queriam que ele fosse declarado santo no continente.

O falecido papa Paulo 6º também se tornará santo durante a mesma cerimônia, junto com dois padres e duas freiras, disse o Vaticano em comunicado depois que o papa Francisco e um conselho de cardeais aprovaram as canonizações.

Papa faz saudação à Diocese de Cascavel durante pronunciamento:

Romero, um defensor dos pobres que se tornou um ícone dos direitos humanos na América Latina, foi morto por um esquadrão da morte da direita em 1980. Seu caminho para a santidade não avançou nos dois papados anteriores, por preocupações de que a escolha fosse classificada como política.

Mas Francisco, que nasceu em Buenos Aires e faz da defesa dos oprimidos um pilar do seu pontificado, resolveu bancar a canonização. Romero foi declarado "beato" em 2015, em San Salvador.

O cardeal José Gregório Rosa Chávez, de El Salvador, e outros bispos do país pediram ao papa, em carta, que realizasse a canonização em El Salvador.

"Nós pedimos isso para permitir que os pobres estejam próximos ao seu pastor. Mas se isso não for possível pedimos ao papa que visite a tumba de Romero durante sua viagem ao Panamá", disse Chávez em entrevista à TV2000.

Algumas pessoas esperavam que, se a cerimônia não pudesse ser realizada em El Salvador, que ocorresse no Panamá, em janeiro, quando o papa visitará o país para um festival de jovens.

O papa argentino anunciou pessoalmente sua decisão de proclamar Paulo 6º como santo em fevereiro, em um encontro privado com padres de Roma.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade