PUBLICIDADE

Mundo

Arábia Saudita troca graus de petróleo e adia fornecimento a compradores na Ásia

20 set 2019 - 09h10
(atualizado às 09h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A gigante estatal de petróleo saudita Aramco mudou os graus de petróleo e adiou as entregas da commodity e seus derivados para clientes por alguns dias, após ataques ao centro de fornecimento do país reduzirem severamente a produção de petróleo leve e levarem a cortes de produção em suas refinarias.

Trabalhadores reparam instalação da Aramco após ataque em Khurais
20/09/2019
REUTERS/Hamad l Mohammed
Trabalhadores reparam instalação da Aramco após ataque em Khurais 20/09/2019 REUTERS/Hamad l Mohammed
Foto: Reuters

Os atrasos no carregamento de petróleo foram generalizados, uma vez que a maioria dos compradores recebeu o pedido da Aramco para atrasar os embarques em de 7 a 10 dias, disseram várias fontes com conhecimento do assunto, dando ao país produtor mais tempo para manter as exportações ajustando os estoques e suas refinarias.

Pelo menos três superpetroleiros que carregaram petróleo na Arábia Saudita esta semana para a China e a Índia tiveram seus graus alterados de petróleo leve para pesado, enquanto mais compradores na Ásia foram solicitados a adiar os embarques e trocar os graus em setembro e outubro, segundo fontes com conhecimento do assunto e dados de Refinitiv e Kpler.

A Unipec, braço comercial da maior refinadora da Ásia, a Sinopec <600028.SS>, elevará o petróleo pesado árabe em vez de o Arab Light e o Arab Extra Light a bordo dos navios Very Large Crude Carriers (VLCCs) Caribbean Glory e Xin Lian Yang neste mês.

A Sinopec não comentou.

O VLCC Kalamos também carregará Arab Heavy em vez de principalmente Arab Extra Light para a Indian Oil Corp .

A IOC não comenta questões comerciais. As fontes não quiseram ser nomeadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia.

A mudança nos graus de petróleo sauditas e os atrasos nos carregamentos devem continuar em outubro, apesar da promessa saudita de restaurar a produção perdida até o final de setembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade