PUBLICIDADE

Mundo

Arábia Saudita ameaça retaliar contra qualquer sanção relativa ao desaparecimento de Khashoggi

14 out 2018 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários

A Arábia Saudita rebateu ameaças de punição relativas ao desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, dizendo que o reino retaliará qualquer sanção com medidas duras, disse a agência de notícias estatal neste domingo.

Os comentários vieram após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter ameaçado Riad com "punições severas" se for descoberto que Khashoggi, um proeminente crítico das autoridades sauditas e imigrante legalizado nos Estados Unidos, foi morto no consulado saudita em Istambul. 

"O reino rejeita totalmente quaisquer ameaças e tentativas de miná-lo, pela imposição de sanções econômicas, uso de pressões políticas ou repetição de falsas acusações", teria dito uma fonte anônima do governo, segundo a Agência de Notícias Saudita oficial.

"O reino também afirma que, se sofrer qualquer medida, responderá com uma ação ainda maior e que a economia do reino tem um papel vital e influente na economia global…", acrescentou a fonte, sem dar detalhes.

A ameaça fez com que o mercado acionário do maior exportador de petróleo do mundo perdesse 33 bilhões de dólares de seu valor neste domingo, em um dos primeiros sinais dos problemas econômicos que Riad pode ter em decorrência da questão.

O índice acionário saudita despencou até 7 por cento, na maior queda desde dezembro de 2014, quando os preços do petróleo estavam desabando. Posteriormente, ele se recuperou parcialmente, para fechar em queda de 3,5 por cento.

A Turquia acredita que Khashoggi foi deliberadamente assassinado no consulado e seu corpo, removido. Riad rejeita as acusações.

O príncipe Khaled al-Faisal, membro sênior da família real da Arábia Saudita, se encontrou com o presidente turco, Tayyip Erdogan para discutir o desaparecimento de Khashoggi, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto, mas sem dar detalhes sobre a conversa.

CONFERÊNCIA DE INVESTIMENTOS

O capital estrangeiro é fundamental para os planos da Arábia Saudita de diversificar sua economia para além do petróleo e reduzir a taxa de desemprego de 12,9 por cento entre seus cidadãos.

Mas em resposta ao desaparecimento de Khashoggi, empresas de mídia e alguns executivos de tecnologia cancelaram uma grande conferência de investimentos de Riad, agendada para a semana que vem.

"Isto está acontecendo em um momento em que a Arábia Saudita está se preparando para um grande evento de investimentos e não precisa de pessoas suspendendo ou retirando investimentos", disse Nadi Barghouti, chefe de gestão de ativos do Emirates Investment Bank em Dubai.

Trump não descreveu quais punições a Arábia Saudita pode enfrentar. Ele indicou que Washington não quer prejudicar os estreitos laços de defesa, dizendo que os EUA estariam punindo a si próprios se suspendessem as vendas de equipamento militar para Riad.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade