PUBLICIDADE

Mundo

Após libertação de diretora da Huawei, China solta 2 canadenses

Michael Spavor e Michael Kovrig estavam presos por 'espionagem'

25 set 2021 - 10h29
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a diretora da Huawei, Meng Wanzhou, ser libertada pela Justiça do Canadá nesta sexta-feira (24), a China anunciou que os canadenses Michael Spavor e Michael Kovrig foram soltos da prisão e poderão retornar ao seu país.

A notícia foi confirmada na noite desta sexta também pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

"Há poucos minutos, Michael Kovrig e Michael Spavor deixaram o espaço aéreo chinês para voltar para casa. Esses dois homens viveram por mais de mil dias uma terrível prova. Eles demonstraram determinação e resiliência dia após dia e são uma inspiração para todos nós", disse Trudeau ao fazer o anúncio.

Apesar de ainda não confirmado, os dois chegaram ao solo canadense na manhã deste sábado (25).

O ex-diplomata Kovrig e o empresário Spavor foram presos em dezembro de 2018 e foram acusados de espionagem. O segundo, inclusive, foi condenado há 11 anos de prisão pelo "crime" recentemente.

A prisão de ambos sempre foi vista por Ottawa como uma resposta à detenção de Meng, que os canadenses fizeram a pedido dos Estados Unidos. Os norte-americanos acusam a executiva e filha do fundador da Huawei de violar as sanções impostas contra o Irã e cometer crimes de fraude imobiliária e bancária para mascarar o apoio aos iranianos.

Nesta sexta-feira, porém, o Departamento de Justiça dos EUA e os advogados da diretora fecharam um acordo para que ela foi colocada em liberdade. À noite, a Justiça de Vancouver liberou Meng após uma rápida audiência.

A chegada da executiva chinesa tem ganhado bastante destaque na mídia estatal do país, que está fazendo uma cobertura intensa sobre sua volta após quase três anos. A empresa e o governo chinês também informaram que continuarão lutando para defender Meng das acusações "infundadas" de Washington. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade