PUBLICIDADE

Mundo

Após encontro com Macron, Hariri diz que irá esclarecer posição no Líbano

18 nov 2017 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

Saad al-Hariri, que renunciou como primeiro-ministro do Líbano neste mês enquanto estava na Arábia Saudita, afirmou neste sábado que esclarecerá sua posição quando retornar à Beirute na próxima semana.

A renúncia de Hariri em 4 de novembro levou o Líbano à uma crise política, colocando-o no centro da disputa no Oriente Médio entre a Arábia Saudita sunita e seus aliados e um bloco liderado pelo Irã, xiita.

"Em relação à situação política no Líbano, eu irei a Beirute nos próximos dias, vou participar das comemorações de independência e será lá que eu vou tornar pública minha posição sobre estes assuntos após reunião com o presidente (Michel) Aoun", disse Hariri após negociações com o presidente francês Emmanuel Macron, em Paris.

Hariri se recusou a responder perguntas, mas deve retornar a Beirute na quarta-feira, quando o Líbano comemora sua independência. Ele agradeceu Macron, que tem atuado como mediador como parte dos esforços da França em tentar aliviar as tensões na região.

Macron alavancou as relações próximas da França tanto com o Líbano quanto com a Arábia Saudita para garantir um acordo que viu Hariri viajar para Paris e que abriu as portas para a resolução da crise.

Hariri, que chegou à sua residência em Paris nas primeiras horas da manhã, disse a Aoun por telefone que estaria no Líbano na quarta-feira para as comemorações, disse o presidente libanês no Twitter.

"O Líbano está sendo abalado, então é importante que Hariri venha para Paris para que trabalhemos com ele na melhor maneira de sair da crise", disse um diplomata francês sênior.

"Queremos evitar uma proliferação de crises que poderiam sair do controle", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade