PUBLICIDADE

Mundo

Após 6 meses, Vietnã registra 1ª morte por novo coronavírus

País é um dos exemplos na pandemia, mas alta de casos preocupa

31 jul 2020 - 09h01
(atualizado às 09h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Vietnã registrou nesta sexta-feira (31) a primeira morte pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), cerca de seis meses após o primeiro caso da doença ter sido registrada no país. A vítima é um homem de 70 anos, morador da cidade de Hoi Na, localizada na região central do território - a cerca de 780 quilômetros da capital Hanói.

Além disso, nas últimas 24 horas, o governo informou que foram contabilizados 45 novos casos de Covid-19 na cidade turística de Da Nang, ponto de um foco de casos desde a última semana. A quantidade é um recorde diário no país desde janeiro e o governo pediu para que os pouco mais de 1,1 milhão de habitantes permaneçam em casa.

O Vietnã é apontado como um dos exemplos globais de combate à doença. Apesar de fazer fronteira com a China, primeiro epicentro do novo coronavírus, a curva de contágios ficou extremamente controlada por conta de medidas restritivas impostas rapidamente.

O sucesso foi tanto que, entre abril e início de julho, não houve nenhum caos da doença. Só que, como foi visto em outras nações, o relaxamento das medidas de segurança e a "sensação" de normalidade estão contribuindo com a alta de casos.

Recentemente, o governo determinou que 21 mil pessoas que moram em Hanói e foram para Da Nang a passeio nos últimos dias passassem por exames para detectar a doença. Além disso, voltou a proibir o funcionamento de bares e a realização de encontros e reuniões. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade