PUBLICIDADE

Mundo

Após 5 dias, Tonga recebe primeiros aviões com ajuda

Arquipélago estava isolada do mundo devido a erupção e tsunami

20 jan 2022 - 13h05
(atualizado às 13h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Após cinco dias de isolamento devido a uma erupção submarina, o arquipélago de Tonga, no Pacífico Sul, recebeu nesta quinta-feira (20) os primeiros aviões com ajuda internacional.

As aeronaves foram enviadas por Austrália e Nova Zelândia, países mais ricos da Oceania, e continham itens de primeira necessidade, como água, e equipamentos de telecomunicações para substituir aqueles que foram danificados.

A explosão no vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai gerou um tsunami que deixou pelo menos três mortos no arquipélago. Além disso, cobriu as ilhas com uma nuvem de cinzas e as deixou incomunicáveis devido ao rompimento de um cabo submarino.

A chegada de ajuda internacional só foi possível após a limpeza da pista do principal aeroporto de Tonga, que estava coberta por uma camada de até 10 centímetros de cinzas.

"A aeronave carrega ajuda humanitária e suprimentos para alívios de desastres, incluindo contêineres de água, kits para abrigos temporários, geradores, kits de higiene e equipamentos de comunicações", disse a ministra das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Nanaia Mahuta.

O Japão também já anunciou o envio de dois aviões com ajuda humanitária, e Austrália e Nova Zelândia ainda despacharam navios militares com itens de primeira necessidade.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade