PUBLICIDADE

Mundo

Ao menos 20 civis afegãos morrem em ataque aéreo, dizem autoridades

15 dez 2018 - 13h25
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 20 civis afegãos, incluindo 12 crianças, morreram em um ataque aéreo que tinha como alvo um comandante do Talibã, na província da Kunar, no leste do país, nesta sexta-feira, disseram autoridades locais.

O ataque contra um comandante do Talibã local chamado Sharif Mawiya, foi o mais recente de uma série de operações que têm como alvo comandantes, entre eles o chefe do governo paralelo da província estratégica de Helmand, no sul, morto no dia 2.

Vários comandantes militares do Talibã foram mortos por forças afegãs desde o início do mês, com o apoio de consultores do poderio aéreo dos EUA, mas a tática também aumentou o risco de fatalidades de civis.

Abdul Lfif Fazly, um membro do conselho provincial, disse que oito mulheres e 12 crianças foram mortas e mais de 15 civis se feriram no incidente.

O governador de Kunar, Abdul Satar Mirzakwal, disse que a operação das forças afegãs no distrito de Sheltan matou 38 militantes do Talibã e membros da Al Qaeda, incluindo quatro estrangeiros. Outras 12 pessoas ficaram feridas, acrescentou. Segundo ele, a operação tinha como alvo Sharif Mawiya, que seria uma facilitador para militantes da Al Qaeda.

Ele disse que um número não especificado de civis foi atingido pelo ataque, sem mais detalhes.

O número de civis afegãos mortos em ataques aéreos feitos pelo Afeganistão e pelos EUA tem aumentado neste ano, como resultado da estratégias das forças aliadas ocidentais de forçar o Talibã a concordar com conversas de paz.

De acordo com números da ONU, 313 civis foram mortos e 336 foram feridos em ataques aéreos do Afeganistão e dos EUA neste ano até setembro, alta de 39 por cento ante mesma etapa de 2017.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade