PUBLICIDADE

Mundo

Antes de muro, EUA iniciam construção de nova embaixada no México

14 fev 2018 - 10h04
(atualizado às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos começaram na terça-feira a erguer uma nova embaixada de 943 milhões de dólares na Cidade do México, uma medida saudada por autoridades de ambos os países como uma vitória da diplomacia após meses de tensão devido ao plano do presidente norte-americano, Donald Trump, de construir um muro na fronteira.

Embaixadora dos Estados Unidos para o México, Roberta S. Jacobson, comparece a cerimônia para marcar construção de nova embaixada norte-americana na Cidade do México 13/02/2018 REUTERS/Edgard Garrido
Embaixadora dos Estados Unidos para o México, Roberta S. Jacobson, comparece a cerimônia para marcar construção de nova embaixada norte-americana na Cidade do México 13/02/2018 REUTERS/Edgard Garrido
Foto: Reuters

Autoridades se reuniram para uma cerimônia que marcou o início da construção da enorme embaixada, que ficará próxima do quartel-general do homem mais rico do México, Carlos Slim, e deve ficar pronta em 2022.

Na cerimônia, a embaixadora dos EUA, Roberta Jacobson, enfatizou a importância do relacionamento bilateral. "O México é um dos parceiros mais próximos e mais valiosos dos Estados Unidos", disse.

A empreiteira norte-americana Caddell Construction, encarregada da obra da embaixada, foi uma de seis empresas que apresentaram um protótipo para o muro planejado por Trump para a divisa mexicana.

A retórica e as políticas de Trump tensionaram as relações entre os dois países. Trump tem usado o debate polêmico sobre a proteção de imigrantes jovens, os chamados "Dreamers" (Sonhadores) --que incluem centenas de milhares de mexicanos-- da deportação como moeda de troca para obter fundos para o projeto do muro.

No ano passado, o influente jornal mexicano Reforma noticiou equivocadamente que o projeto da nova embaixada havia sido adiado indefinidamente. Embora a reportagem de março tenha se mostrado errada, foi um indício do clima tenso dos primeiros meses de Trump no cargo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade