PUBLICIDADE

Mundo

Antes de discurso de Zelenskiy, Senado dos EUA confirma nova embaixadora na Rússia

21 dez 2022 - 17h23
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira Lynne Tracy como a indicada do presidente Joe Biden para ser embaixadora na Rússia, horas antes de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, fazer um raro discurso de guerra em uma reunião conjunta do Congresso norte-americano.

Tracy, diplomata de carreira e atual embaixadora na Armênia, será a primeira mulher a servir como embaixadora norte-americana na Rússia. Não ficou claro quando ela assumirá o cargo, já que a Rússia também precisa concordar com a indicação. 

"Os Estados Unidos precisam de uma embaixadora para nos representar em Moscou", disse o senador Bob Menendez, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, observando que era o 300º dia da guerra russa na Ucrânia.

Tracy foi confirmada com uma votação esmagadora de 93-2. Os dois votos negativos vieram dos senadores republicanos Rand Paul e Mike Lee.

Washington tem fornecido de maneira constante armas e assistência econômica ao governo de Zelenskiy enquanto a Ucrânia luta contra as tropas russas.

Biden anunciou a indicação de Tracy em setembro, semanas após a saída de John Sullivan, que havia sido nomeado pelo ex-presidente republicano Donald Trump e que era o embaixador quando a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro mergulhou as relações entre os dois países a níveis nunca vistos desde a Guerra Fria.

Tracy, que fala russo, serviu como vice-chefe da missão em Moscou de 2014 a 2017.

A Rússia questionou na semana passada a adequação de Tracy para o cargo, sugerindo que ela poderia se sentir mais em casa em um think tank de linha-dura. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os comentários de Tracy na imprensa e no comitê de Relações Exteriores mostraram que ela via sanções mais rígidas contra Moscou como o caminho a seguir nas relações bilaterais. Ela disse que Tracy também notou a necessidade de contatos com a oposição e a sociedade civil.

Moscou tem um embaixador em Washington, Anatoly Antonov.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade