PUBLICIDADE

Mundo

Animadas com visita de Johnson, autoridades britânicas esperam que UE negocie solução para Brexit

23 ago 2019 - 19h24
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido espera que a União Europeia concorde com França e Alemanha e aceite trabalhar para resolver um impasse em relação ao Brexit, após autoridades enxergarem uma centelha de esperança após as reuniões desta semana. 

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acena para o público ao sair de um hospital na Grã-Bretanha. 23/8/2019. Finnbarr Webster/Pool via REUTERS
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acena para o público ao sair de um hospital na Grã-Bretanha. 23/8/2019. Finnbarr Webster/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

O Reino Unido encaminha para 31 de outubro a saída da UE, bloco que é seu principal parceiro comercial, mesmo que não haja um acordo formal para aliviar o divórcio sem precedentes, a não ser que os dois lados aceitem reabrir as negociações paralisadas para encontrar uma maneira de resolver as diferenças. 

Nesta semana, alguns jornais britânicos comemoraram o que viram como um avanço gigante e a libra esterlina registrou alta após a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, oferecerem ao primeiro-ministro Boris Johnson o que ele descreveu como "ruídos positivos" sobre a disposição em considerar um acordo para a saída do bloco. 

Mas os governos de Berlim, Paris e Bruxelas disseram que a posição do bloco segue a mesma: o acordo de retirada acertado no ano passado com a então primeira-ministra Theresa May não vai mudar muito. E a contagem regressiva para o prazo continua. 

Autoridades britânicas tentam minimizar a ideia de grande vitória diplomática, mas disseram que estão felizes com a forma como as visitas do primeiro-ministro aconteceram, e que há uma clara disposição para conversar sobre soluções. 

Uma fonte no gabinete de Johnson disse que embora as reuniões tenham sido um sucesso em termos de construção de empatia entre o primeiro-ministro e os dois mais poderosos líderes da UE, o resto do bloco ainda precisa mostrar o mesmo desejo de trabalhar em conjunto por uma solução.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade