PUBLICIDADE

América Latina

Postulante da direita à candidatura presidencial do Chile descarta disputa

23 jul 2013 - 17h40
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-ministro da Defesa do Chile Andrés Allamand descartou nesta terça-feira a possibilidade de disputar a eleição presidencial chilena, aumentando as chances de a dividida direita do país apoiar uma economista para tentar vencer a ex-presidente Michelle Bachelet na disputa marcada para novembro.

O moderado Allamand, que pediu demissão do cargo de ministro em novembro, era vista como uma das melhores esperanças da direita de afastar os eleitores da popular Bachelet, de centro-esquerda. Seu partido de centro-direita, o Renovación Nacional, e o mais conservador Unión Democrata Independiente, estão juntos em uma coalizão chamada Alianza.

Depois de perder a eleição primária para Pablo Longueira, da UDI, em junho, a estrela de Allamand parecia estar em ascensão novamente quando Longueira surpreendentemente desistiu de ser o candidato da coalizão por causa de problemas de saúde.

Mas nesta terça-feira, Allamand descartou definitivamente uma candidatura presidencial em 2013 e sugeriu que sua decisão vai aumentar a probabilidade de seu partido apoiar Evelyn Matthei, uma economista escolhida como candidata pela UDI no sábado.

"Estou certa que a minha retirada absoluta do cenário presidencial vai contribuir para isso (chegar a um acordo para um candidatura única) acontecer", disse ele a jornalistas do lado de fora da sede de seu partido em Santiago.

O partido de Allamand ainda pode declarar apoio a um candidato alternativo, mas sua decisão de se retirar torna provável que Matthei disputará com Bachelet na eleição de 17 de novembro, a primeira na história do país em que as duas principais candidaturas são de mulheres.

As duas também devem enfrentar uma série de concorrentes de partidos menores, o que deve levar a disputa a um segundo turno, que seria disputado em 15 de dezembro.

Bachelet, uma social-democrata, foi presidente entre 2006 e 2010 e depois assumiu uma entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para as mulheres. Ela deixou esse cargo no início deste ano para disputar a Presidência.

A legislação chilena proíbe um governante de ter dois mandatos seguidos, por isso o atual presidente, o conservador Sebastián Piñera, está fora da disputa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade