Peru: homem morre após cápsula de cocaína se romper no estômago
Um cidadão lituano de 21 anos morreu em Lima, após uma cápsula de cocaína se romper em seu estômago pouco antes dele tentar embarcar em um voo com destino à Espanha, informou neste domingo a Polícia antidroga peruana. Segundo a fonte, o homem, que respondia pelas iniciais P.G.L., tinha em seu estômago cerca de cem cápsulas com a substância ilegal, em uma das modalidades preferidas pelos "bourriers", microtraficantes de drogas que a cada semana são detidos no aeroporto de Lima ao pretender sair do país.
A polícia informou que o homem estava hospedado, junto com um compatriota, em um hotel de El Callao, região de Lima onde fica o aeroporto, e onde teria ingerido as cápsulas de cocaína. Após seu colega ter percebido que algo tinha saído errado, levou-o até o hospital, onde foi certificada a morte do lituano. O acompanhante foi detido por tráfico de drogas.
O Peru é o principal produtor mundial de folha de coca, após ter desbancado em 2009 a Colômbia, segundo números da ONU, e os analistas suspeitam que o país poderia ter se transformado também no maior produtor mundial de cloridrato de cocaína, apesar destes números ainda não estarem disponíveis.