PUBLICIDADE

Mundo

Papa envia carta a Ortega e diz que 'nunca é tarde para paz'

Nicarágua vive grave crise política desde meados de abril

4 jun 2018 - 15h57
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Protesto contra governo de Daniel Ortega em Manágua, na Nicarágua
Protesto contra governo de Daniel Ortega em Manágua, na Nicarágua
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O papa Francisco enviou uma carta ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmando que nunca é "tarde demais para o perdão e a reconciliação".

A correspondência data de 11 de maio e foi divulgada pela vice-mandatária Rosario Murillo, esposa de Ortega. "Acompanho com minhas orações os esforços de todos os atores sociais que se orientam a buscar o entendimento e a reconciliação", diz o Pontífice.

A carta foi uma resposta a outra enviada pelo governo ao Vaticano, cuja representação na Nicarágua tenta mediar as negociações entre o regime sandinista e grupos de oposição.

"Nunca é tarde demais para o perdão e a reconciliação", escreve Jorge Bergoglio, acrescentando que a violência contribui para "multiplicar a divisão e o sofrimento, principalmente de pobres e vulneráveis".

A Santa Sé não se pronunciou oficialmente sobre o documento, escrito antes de a própria Igreja interromper o diálogo no país por conta da repressão contra manifestantes. Desde 18 de abril, mais de 100 pessoas já morreram em protestos contra Ortega.

Durante o Angelus do último domingo (3), o Papa voltou a mencionar a situação da Nicarágua e afirmou que a Igreja é "sempre favorável ao diálogo", mas exigiu "empenho para respeitar a liberdade e, antes de tudo, a vida". "Rezo para que se encerre toda a violência e se retomem as condições para o diálogo", reforçou.

Os protestos na Nicarágua começaram por causa de uma reforma previdenciária, já engavetada pelo governo, mas prosseguiram devido à violenta repressão contra os manifestantes. Ortega, ex-guerrilheiro sandinista, comanda o país desde 2007. A Igreja acusa o regime de "assassinar e reprimir" o povo.

Veja também

Cidade californiana dará dinheiro ao povo por fim da pobreza:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade