PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Ministro compara orientação social dos governos de Brasil e de Venezuela

7 mar 2013 - 14h53
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da República</p>
Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da República
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, elogiou nesta quinta-feira a gestão de Hugo Chávez na presidência venezuelana. Segundo Carvalho, petista histórico e próximo à presidente Dilma Rousseff, o objetivo do governo brasileiro, a exemplo do venezuelano, é atender aos mais pobres, a quem chamou de “povo da cozinha”.

“Todas as cozinhas, tudo que é popular naquele país (Venezuela) está chorando a morte de uma grande liderança que soube fazer, com os erros e limites que ele tem e com as discordâncias que nós tivemos com ele também, mas soube pegar os recursos do petróleo, que antes iam para a elite e socializar”, afirmou o ministro a participantes de uma mesa de diálogo sobre o programa Brasil sem Miséria.

“No Brasil, nosso objetivo vai mais ou menos nessa perspectiva. Que o povo da cozinha, o excluído, passe a deixar de chorar, se alegrar e viver com dignidade”, complementou. Gilberto Carvalho também afirmou que Chávez realizou “uma verdadeira revolução” ao mudar a estrutura social em seu país. Ele ponderou que a Venezuela tem problemas, mas disse esperar “que o povo venezuelano possa encontrar o seu melhor caminho”.

Devido à morte do presidente venezuelano, a presidente Dilma Rousseff decretou luto de três dias no Brasil. Ela embarcou para Caracas nesta quinta-feira às 11h05 acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de uma comitiva de parlamentares.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade