PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã apresenta selo comemorativo em homenagem a Hugo Chávez

10 mar 2013 - 12h13
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Ahmadinejad se despede de Hugo Chávez durante o funeral do líder venezuelano
Ahmadinejad se despede de Hugo Chávez durante o funeral do líder venezuelano
Foto: AFP

O Irã apresentou neste domingo um selo comemorativo em homenagem ao ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morto em consequência de um câncer no último dia 5 de março, informou a agência local Fars. O selo foi apresentado em um ato prévio ao Ano Novo persa, que começará no dia 21 de março, liderado hoje em Teerã pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, que reiterou que Chávez foi seu "irmão e amigo".

Desde que soube da notícia do falecimento de Chávez, o principal aliado latino-americano da República Islâmica do Irã, Ahmadinejad elogiou várias vezes sua figura como "exemplo da vontade para conseguir a liberdade da nação latino-americana". Em um de seus elogios ao governante venezuelano morto, Ahmadinejad afirmou em Caracas que "Chávez não é uma pessoa física, é uma cultura, é um caminho, é um plano para salvar a humanidade".

O reforço e consolidação das relações com a Venezuela a partir da chegada à presidência do Irã de Ahmadinejad, em 2005, levaram também a um fortalecimento dos laços políticos e econômicos com a América Latina, especialmente com Cuba, Bolívia, Nicarágua, Equador e Brasil.

Venezuela e Irã são dois dos principais membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e lideram a linha "dura" do grupo, partidária de manter uma menor produção e preços elevados nos mercados internacionais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade