PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Com 4 milhões de seguidores, conta de Chávez no Twitter fica órfã

8 mar 2013 - 15h31
(atualizado às 16h09)
Compartilhar
Exibir comentários
A conta de Chávez no Twitter, no dia 8 de março de 2012, três dias após sua morte
A conta de Chávez no Twitter, no dia 8 de março de 2012, três dias após sua morte
Foto: Twitter / Reprodução

A conta do falecido presidente venezuelano, Hugo Chávez, no Twitter (@chavezcandango), ficou órfã com mais de 4 milhões de seguidores, o que fez com que o líder fosse o segundo governante mais popular no mundo da rede social, atrás somente do presidente americano, Barack Obama. A conta de Chávez, que até o momento não foi encerrada, se transformou, desde que foi aberta em 27 de abril de 2010, em um instrumento de comunicação oficial do presidente.

No Twitter, Chávez anunciou decisões governamentais, felicitou colegas, esportistas e amigos e até transformou a rede social em plataforma de informação oficial sobre suas viagens. Chávez animou seus ministros enquanto discursavam na Assembleia Nacional para dar conta de suas gestões; expressava pesar pelo falecimento de venezuelanos notáveis e até festejava vitórias eleitorais de seus colegadas e esportistas do país.

Mas Chávez criou com essa ferramenta um novo conceito de comunicação oficial na Venezuela, que foi seguida por seus ministros e os políticos do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). No entanto, Chávez nunca esteve satisfeito com seu nome de usuário e reconheceu isso publicamente.

"Vou ver se relançamos @chavezcandanga, me ocorreu trocar o nome, renovar, sempre é bom renovar", disse Chávez em janeiro de 2012 em uma entrevista de televisão. "Esse nome inclusive, vou te confessar, não fui eu quem escolhi e não gostei desde o primeiro dia, mas já estava na rua, já estava no mundo", disse em alusão à iniciativa do então ministro do Interior, Tareck el Aissami, e do hoje presidente do Parlamento, Diosdado Cabello.

"Eu critiquei o nome, disse que eles não deveriam ter feito a conta sem me consultar, mas está bem, começamos com @chavezcandanga", disse. "Mas eu ando buscando outro nome", insistiu Chávez.

O presidente da Venezuela não chegou a mudar o nome, mas a conta no Twitter cresceu sem parar. Além do impacto, a rede social terminou convertendo-se em uma inesperada ferramenta para um Chávez que enfrentava uma doença.

@chavezcandanga voltou a ser uma referência durante o tempo de silêncio de Chávez, meio pelo qual o presidente dava sinais de vida em meio aos rumores. Também virou uma plataforma oficial de comunicação através da qual comentava quando chegava ou partia de Cuba em seus múltiplas viagens para se submeter aos tratamentos médicos desde que em junho do 2011 foi detectado com câncer.

No Twitter, Chávez anunciou em 18 de fevereiro seu retorno ao país. "Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigada Deus meu!! Obrigada povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento", disse. Também na rede social expressou seus agradecimentos aos líderes cubanos. "Graças a Fidel, a Raúl e a toda Cuba!! Graças à Venezuela por tanto amor!!!". Apenas 15 dias depois Chávez morria aos 58 anos, após uma luta de 20 meses contra o câncer.

As últimas palavras públicas do líder foram vistas na conta do líder. "Sigo aferrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre!! Viveremos e venceremos!!!".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade