PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Capriles anuncia neste domingo se será candidato nas eleições da Venezuela

10 mar 2013 - 13h04
(atualizado às 13h49)
Compartilhar
Exibir comentários
O principal líder da oposição criticou a decisão do Supremo e o vice-presidente Nicolás Maduro: 'qual é o medo?'
O principal líder da oposição criticou a decisão do Supremo e o vice-presidente Nicolás Maduro: 'qual é o medo?'
Foto: AP

O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, disse neste domingo que deve anunciar nas próximas horas se aceita ou não ser o candidato presidencial, pela segunda vez, da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que ontem lhe ofereceu a representação.

"Muitos obrigado pelas milhares de mensagens. Nesta noite falarei ao país sobre minha decisão. Que Deus os abençoe", escreveu o governador de Miranda em seu conta no Twitter.

A MUD, que aglutina a maioria dos partidos antichavistas, ofereceu a representação opositora a Capriles, de 40 anos, e que foi candidato presidencial nas eleições do último dia 7 de outubro, vencidas pelo falecido presidente Hugo Chávez. No próximo dia 14 de abril os venezuelanos irão às urnas para escolher o presidente encarregado de levar o país até 2019, quando concluirá o mandato iniciado em janeiro pelo falecido governante.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou ontem o dia do pleito após uma reunião de várias horas na qual os cinco reitores desse ente estabeleceram um cronograma que prevê uma campanha de apenas nove dias, entre 2 e 11 de abril. As inscrições de candidatos serão encerradas nesta segunda-feira às 14h (15h30 de Brasília).

Dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) convocaram neste domingo os apoiadores de Hugo Chávez para acompanhar o presidente interino, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira durante a inscrição de sua candidatura para as eleições do dia 14 de abril. "Nesta segunda-feira grande mobilização ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral) em Caracas. Inscrição de Nicolás Maduro. Chávez vive, a luta continua!", escreveu no Twitter o deputado do PSUV, Pedro Carreño.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade