Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Mineiro que soube que seria pai após desabamento deixa mina

14 out 2010 - 11h00
(atualizado em 14/10/2010 às 05h22)
Compartilhar

Carlos Barrios, 27 anos, foi o 13º mineiro a deixar a mina San José, em Copiapó, no Chile, depois de 70 dias soterrado com outros 32 companheiros. Barrios tem um filho de 5 anos e sua mulher soube que estava grávida uma semana depois do desmoronamento na mina.

Resgatado mineiro que descobriu na mina que será pai:

A família do mineiro, que é fanático por futebol, foi esperá-lo ao som de vuvuzelas. A maioria de seus parentes também trabalha no ramo da mineração.

Em ótimo estado de saúde e bem animado, Barrios deixou a cápsula de resgate às 10h55. Ao sair da Fênix II, se emocionou ao ver o pai correndo em sua direção. Barrios deu um longo abraço no pai, Antenor Barrios, que não conteve o choro. "Obrigado a todos", afirmou Carlos para as equipes de resgate.

Antes de se dirigir ao exame médico, cumprimentou o presidente chileno, Sebastián Piñera e abanou para os presentes.

Desmoronamento

Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estavam. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Este trabalho terminou no domingo pela manhã.

Depois de muitos testes, o esforço final de resgate teve início às 23h19 de terça-feira, 12 de outubro, quando a cápsula desceu pela primeira vez ao refúgio dos mineiros carregando o socorrista Manuel González - e durou menos de 24 horas. Os trabalhos terminaram às 21h55 da quarta-feira, dia 13. A missão durou pouco menos da metade do tempo estimado pelas autoridades, que era de 48 horas.

Os trabalhadores foram içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles tinham suas condições de saúde monitoradas, usaram tubos de oxigênio e se comunicaram com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.

Com informações das agências
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra