PUBLICIDADE

América Latina

México prende líder do cartel Los Zetas conhecido como Talebã

27 set 2012 - 07h12
(atualizado às 12h12)
Compartilhar

As autoridades do México anunciaram a prisão de Ivan Velázquez Caballero, conhecido por três apelido - O Talebã, Z-50 e L-50, um dos líderes do cartel Los Zetas. Ele foi detido em San Luis Potosi, no centro do país. A prisão de Talebã foi coordenada pela Secretaria da Marinha.

Ivan Velazquez Caballero é apresentado pela marinha mexicana na Cidade do México
Ivan Velazquez Caballero é apresentado pela marinha mexicana na Cidade do México
Foto: AP

Velazquez disputava internamente, no cartel,o controle do grupo. No começo deste mês, as autoridades mexicanas capturaram Jorge Costilla, que era suspeito de liderar um dos principais rivais do Lo Zetas, o Cartel do Golfo.

Em comunicado, o secretário da Marinha do México informou nesta quinta-feira que fornecerá mais informações sobre a captura de Velazquez. O cartel Los Zetas é um dos dez principais do país e atua não só no tráfico de drogas, mas também no de armas e de pessoas.

A guerra contra os cartéis foi deflagrada pelo governo do atual presidente Felipe Calderón, mas o presidente eleito Peña Nieto anunciou que está entre suas prioridades combater a ação dos grupos organizados e estabelecer o fim da onda de violência no México.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade