PUBLICIDADE

América Latina

Maduro: violência na Venezuela é provocada por minoria

7 mar 2014 - 01h15
(atualizado às 01h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A violência que sacode a Venezuela nas últimas semanas é provocada por uma "minoria", que deixou a oposição em uma difícil situação, afirma o presidente Nicolás Maduro em entrevista à CNN que será exibida nesta sexta-feira. "Os que começaram este plano de violência são uma minoria, um pequeno grupo que pertence à oposição, e que deixou esta oposição em uma posição muito grave", disse Maduro à apresentadora Christiane Amanpour.

Maduro perguntou o que ocorreria "se um pequeno grupo iniciasse uma revolta para mudar o governo constitucional dos Estados Unidos. Imagino como o Estado reagiria, apelando às ferramentas para restaurar a ordem e a paz". "Minha mensagem ao governo dos Estados Unidos é baseada no respeito, diálogo e na superação da visão que têm de nosso país (...). Pedimos que respeitem a Venezuela, a América Latina, para iniciarmos um novo nível nas relações".

Há um mês protestos estudantis, apoiados pela oposição, ocorrem em diversas partes da Venezuela, deixando até agora 20 mortos, 260 feridos e centenas de detidos. Maduro qualifica as manifestações de tentativa de golpe de Estado.

Os manifestantes reclamam especialmente dos efeitos da crise econômica, da escassez de produtos básicos, dos abusos policiais e da detenção de ativistas e políticos de oposição.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade