PUBLICIDADE

América Latina

Maduro pede protestos em caso de golpe contra o governo e a Constituinte

17 jun 2017 - 20h02
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu neste sábado que os chavistas protestem caso haja um golpe contra seu governo ou contra a Assembleia Nacional Constituinte promovida por ele para mudar a Carta Magna do país.

"Eu digo aos senhores: alerta. Se algum dia pretenderem um golpe de Estado contra o povo, o governo ou a Constituinte, não hesitem. Saiam às ruas para restabelecer a paz, a Constituição e garantir a Assembleia Nacional Constituinte", disse Maduro em um ato com simpatizantes em Caracas.

O presidente afirmou que há uma "conspiração organizada" pelos "setores que são contra a democracia e a liberdade" que tentarão "fazer qualquer coisa" para impedir a Assembleia Constituinte.

As eleições para escolher os integrantes da Assembleia Nacional Constituinte estão marcadas para o próximo dia 30 de julho, apesar de a procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, ter apresentado vários recursos no Tribunal Supremo de Justiça por considerar que ela foi convocada de forma inconstitucional.

Além disso, a Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal aliança de oposição, e vozes dissidentes do chavismo também se pronunciaram contra a medida promovida por Maduro.

A MUD reafirmou hoje que a Assembleia Nacional Constituinte não irá ocorrer porque a maioria do país é contrária à proposta de Maduro. E também destacou que a crise na Venezuela se agravará se o governo insistir em realizá-la.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade