PUBLICIDADE

América Latina

Maduro: está preparado um massacre contra líderes das Farc

20 abr 2017 - 21h32
(atualizado em 28/4/2017 às 16h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quinta-feira que está sendo preparado um "massacre" contra os líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e anunciou que exibirá as gravações, vídeos e "todos os segredos" sobre o processo de paz nesse país.

"Tenho informação de inteligência de que se está preparando um massacre contra os líderes que assinaram a paz", disse Maduro em um ato em Caracas que foi transmitido em rede obrigatória de rádio e televisão.

O presidente venezuelano declarou, além disso, que "divulgará" todas as gravações e todos os segredos que tem sobre o processo de paz na Colômbia.

"Toda a verdade que tenho de mais de 10 anos", disse, acrescentando que lhe "dói" que na Colômbia supostamente "zombem do processo de paz".

"A Colômbia é um Estado falido, 70 anos de guerra, assinaram um acordo de paz graças a (Hugo) Chávez (falecido presidente venezuelano) e a mim", acrescentou.

Maduro também disse que recentemente a Venezuela ofereceu médicos ao governo da Colômbia para prestar assistência nos locais afetados por inundações, e que o país vizinho teria rejeitado a oferta.

"Se fizeram de loucos, não aceitaram a ajuda humanitária que o povo de Venezuela entregou de coração ao povo de Colômbia", comentou.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou hoje mais cedo que a "revolução bolivariana fracassou" e que tinha advertido isso há seis anos ao então presidente Hugo Chávez.

Este é o terceiro pronunciamento do chefe de Estado colombiano sobre a situação da Venezuela, que atravessa uma crise política, econômica e social.

Colômbia e Venezuela compartilham uma fronteira terrestre de 2.219 quilômetros, razão pela qual a crise do país vizinho é acompanhada com atenção por Bogotá.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade