PUBLICIDADE

América Latina

Governo colombiano e Farc concluem primeira rodada de diálogo

21 jun 2013 - 23h28
(atualizado em 22/6/2013 às 00h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Colômbia e a guerrilha das Farc concluíram nesta sexta-feira, em Havana, sua décima rodada de conversações de paz com a publicação do primeiro relatório sobre o processo, no qual detalham o acordo sobre o tema agrário.

"O governo considera que esta Reforma Rural Integral (acertada em 26 de maio) deve contribuir para reverter os efeitos nocivos do conflito e as Farc consideram que deve contribuir para solucionar as causas históricas do conflito", destaca um comunicado conjunto.

As delegações do governo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que discutem agora o segundo ponto da agenda sobre participação política, destacaram que "os acordos que estamos construindo permanecem condicionados a que cheguemos a um acordo sobre a totalidade da agenda".

As partes também anunciaram que voltarão à mesa de diálogo no dia 1º de julho. "Avançamos em trechos muito importantes na construção de um acordo em torno do primeiro ponto da agenda, que é o tema agrário", e "conseguimos construir 25 páginas de acordos, com algumas ressalvas", explicou em entrevista coletiva o chefe negociador da guerrilha, Iván Márquez.

Consultado sobre o período de discussão do segundo tema da agenda (o primeiro exigiu seis meses), Márquez disse que "o importante é trabalhar com dedicação".

Seis das doze páginas do relatório são dedicadas à reforma rural, que inclui, entre outros pontos, um ambicioso programa de distribuição e legalização de terras, atualização de cadastro, proteção das zonas rurais e implementação de planos nacionais para reduzir a pobreza e a desigualdade mediante obras de infra-estrutura.

A agenda das conversações, que começaram em novembro, também inclui drogas ilícitas, abandono das armas e indenização das vítimas do conflito armado de quase meio século.

A delegação do governo, liderada por Humberto de la Calle, não formulou declarações à imprensa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade