PUBLICIDADE

Mundo

Farmácias do Uruguai iniciam venda de maconha recreativa

19 jul 2017 - 10h03
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem é identificado pela digital antes de realizar a compra de maconha em farmácia de Montevidéu.
Homem é identificado pela digital antes de realizar a compra de maconha em farmácia de Montevidéu.
Foto: Reuters

Três anos e meio depois da aprovação da lei que regulariza a produção e comercialização da maconha no Uruguai, algumas farmácias começaram nesta quarta-feira a venda direta aos consumidores.

Os 4.959 usuários registrados até o momento poderão adquirir a maconha oficial em qualquer um dos 16 locais que estão vendendo pacotes selados de 5 gramas ao equivalente a US$ 6,5 cada, para competir com o mercado informal onde predomina um produto importado de baixa qualidade e alto preço.

Sem necessidade de se identificar ou de apresentar documentos, os consumidores terão acesso, por meio de sua impressão digital, a duas variedades de maconha que estarão disponíveis, chamadas de "Alfa 1" e "Beta 1". Cada pessoa poderá comprar um máximo de 40 gramas por mês para consumo próprio.

Especialistas acreditam que o efeito psicoativo será leve, considerando o baixo nível de THC presente em ambas as variedades.

A iniciativa de vanguarda surgiu durante o mandato do ex-presidente do Uruguai José Mujica, um ex-guerrilheiro que promoveu uma agenda de direitos progressistas, com o objetivo de combater o narcotráfico a partir de uma perspectiva não proibicionista que chamou a atenção do mundo.

O país sul-americano de 3,3 milhões de habitantes é a primeira nação a legalizar todo o processo, desde a produção até a venda de maconha ao público, com o Estado como figura central de regularização.

Plantação de maconha em Montevidéu, no Uruguai  06/12/2013 REUTERS/Andres Stapff
Plantação de maconha em Montevidéu, no Uruguai 06/12/2013 REUTERS/Andres Stapff
Foto: Reuters

Veja também

Primeiro menino a receber transplante duplo de mãos supera rejeições e já joga beisebol e come sem ajuda:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade