PUBLICIDADE

América Latina

Nicolás Maduro toma posse como presidente da Venezuela

Durante a cerimônia, um homem tirou o microfone de Maduro, que precisou interromper brevemente seu pronunciamento

19 abr 2013 - 16h04
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Maduro recebe faixa durante cerimônia de posse em Caracas
Maduro recebe faixa durante cerimônia de posse em Caracas
Foto: AFP

Vencedor das eleições do último domingo, Nicolás Maduro tomou posse nesta sexta-feira como presidente da Venezuela para ficar no poder até 2019, quando completará o mandato iniciado em 10 de janeiro pelo falecido líder Hugo Chávez. Durante a cerimônia, um homem tirou o microfone de Maduro, que interrompeu por alguns minutos seu discurso de posse.

"Juro diante desta Constituição aprovada pelo povo", disse Maduro no início de um longo pronunciamento, à frente do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, responsável por empossá-lo.

Homem invade posse de presidente da Venezuela; veja:

Após o juramento, Cabello pediu a María Gabriela Chávez, filha de Hugo Chávez, que o acompanhasse para colocarem juntos a faixa presidencial em Maduro.

O novo presidente recebeu os símbolos da Chefia do Estado diante de um retrato de Simón Bolívar e outro de Chávez no qual apareciam escritas as palavras "até a vitória sempre comandante".

Depois soou uma gravação com o hino da Venezuela, cantado por Chávez em um de seus tantos atos públicos.

A cerimônia de posse aconteceu sem a presença da bancada opositora, cujos 65 deputados optaram por não comparecer. A oposição, liderada por Henrique Capriles, aguardar a recontagem de 100% dos votos da eleição e alega que, até então, Maduro é um presidente ilegítimo.

Participaram do ato chefes de Estado e de Governo de 17 países e mais de 60 delegações oficiais, enrte eles a presidente brasileira Dilma Rousseff, a argentina Cristina Kirchner, o boliviano Evo Morales e o iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

Enquanto discursava, o presidente foi surpreendido por um homem que tirou seu microfone
Enquanto discursava, o presidente foi surpreendido por um homem que tirou seu microfone
Foto: AFP
"Poderiam ter me dado um tiro"

"Falhou a segurança, absolutamente", admitiu Maduro depois que um homem vestindo uma jaqueta vemelha invadiu a cerimônia de posse e tirou seu microfone. "Poderiam ter me dado um tiro aqui", completou, assinalando que "mesmo um companheiro que possa trazer objetivamente algo a dizer, qualquer cidadão tem que entender que este é um evento que tem suas regras e deve ser respeitado".

Maduro declarou, posteriormente, que o fato era "incidente superado" e disse que depois conversarão "com o rapaz" para saber os motivos que o levarão a praticar tal ato.

O novo presidente aproveitou para dizer que isto lembra dois temas: segurança e disciplina do povo para "eventos desta característica".

"Eu não tenho problemas, minha vida está a serviço da pátria, devem cuidar de mim, de alguma maneira devem cuidar de mim", acrescentou Maduro, retomando posteriormente seu discurso.

Estiveram ausentes da sessão os 65 deputados de oposição que se negam a reconhecer Maduro até que a apuração de 100% dos votos seja refeita, ação solicitada pelo candidato opositor Henrique Capriles.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade