PUBLICIDADE

América Latina

Maduro diz que apresentará na 2ª provas do 'intervencionismo' dos EUA

Maduro diz que apresentará na 2ª provas do 'intervencionismo' dos EUA

14 abr 2013 - 17h31
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato chavista à eleição presidencial deste domingo e presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que na segunda-feira apresentará "novas evidências" do intervencionismo dos Estados Unidos em seu país.

"Com os Estados Unidos há sempre dificuldades porque estão sempre conspirando. Amanhã vamos apresentar novas provas da intervenção direta de funcionários da embaixada americana em situações internas da Venezuela", declarou Maduro durante coletiva de imprensa logo após votar em um colégio eleitoral de Caracas.

"O que aconteceria se um militar venezuelano, adido militar na embaixada da Venezuela em Washington, começasse a buscar militares no Pentágono para desacreditar a autoridade de (Barack) Obama ou para levantar-se contra Obama?", acrescentou Maduro, quando perguntado se trabalhá para melhorar as relações diplomáticas com os Estados Unidos, se eleito presidente.

"Enquanto estiver aqui como presidente e a revolução no governo da Venezuela não aceitaremos que humilhem a dignidade deste país", declarou.

Maduro vira motivo de piada após dizer que viu espírito de Chávez:

Maduro, que horas antes de notificar a morte de Hugo Chávez em 5 de março anunciou a expulsão de dois adidos militares de embaixada americana acusados de conspiração, assegurou que a regularização das relações diplomáticas dependerá "do respeito a nosso país". "Estamos sempre prontos", insistiu Maduro, que entre 2006 e 2012 foi chanceler.

Os Estados Unidos responderam à expulsão de seus adidos militares com a expulsão de dois diplomatas venezuelanos em solo americano.

Em 25 de março o governo venezuelano também anunciou a suspensão do "canal de comunicação" informal criado no fim de 2012 entre Washington e Caracas.

Desde que Chávez chegou ao poder, em 1999, os dois países têm uma relação tensa, apesar de a Venezuela, com as maiores reservas de petróleo do mundo, vender cerca de 900.000 barris de petróleo por dia para seu vizinho do norte.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade