PUBLICIDADE

Política

Lula critica EUA por apoio à recontagem na Venezuela: "frequentemente se metem"

16 abr 2013 - 00h34
(atualizado às 00h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Dilma e Lula, no evento de comemoração dos 10 anos de governo federal do PT
Dilma e Lula, no evento de comemoração dos 10 anos de governo federal do PT
Foto: Instituto Lula / Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou nesta segunda-feira a eleição de Nicolás Maduro para a presidência da Venezuela e criticou os Estados Unidos por seu apoio à recontagem dos votos, como exige a oposição venezuelana.

Os americanos "frequentemente se metem a discutir uma eleição (...). Por que não se preocupam com eles mesmos e nos deixam decidir nosso destino?" - disse Lula durante um ato político em Belo Horizonte.

Aliado do finado presidente venezuelano Hugo Chávez, Lula pediu ao público em Belo Horizonte uma salva de palmas para Maduro.

O candidato chavista, eleito pela margem de 265 mil votos sobre o opositor Henrique Capriles, admitiu a recontagem de votos na noite de domingo, mas recuou nesta segunda-feira.

A recontagem dos votos, exigida pela oposição, é um "passo importante, prudente e necessário", assinalou o porta-voz da Casa Branca Jay Carney.

Capriles convocou nesta segunda-feira uma mobilização popular, com panelaços e passeatas na terça e quarta-feira diante das sedes regionais do Conselho Nacional Eleitoral para exigir a recontagem dos votos.

"Nosso povo vai expressar sua raiva diante de todas as ações por parte de quem detém o poder (...). Nossa luta precisa ser firme, mas pacífica", disse Capriles em entrevista coletiva.

Maduro reagiu acusando a oposição de "golpismo" e convocou contramanifestações para os próximos dois dias.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade