PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia e Farc se reúnem para nova etapa de negociações em busca da paz

30 jun 2013 - 20h15
Compartilhar
Exibir comentários

Os negociadores do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se reúnem nesta segunda-feira, no Palácio de Convenções, em Havana, Cuba, para mais uma etapa das reuniões em busca de um acordo de paz na região. Em discussão, a participação política dos integrantes da guerrilha na Colômbia. Há mais de meio século integrantes do governo e das Farc se enfrentam no país.

Em maio, os negociadores concluíram as discussões sobre reforma agrária e a questão das terras. Para as Farc, uma das propostas é a consolidação de uma Assembleia Nacional Constituinte para referendar possíveis acordos firmados com o governo.

Em fevereiro, as Farc apresentaram uma relação com oito pontos que devem ser debatidos. Os guerrilheiros defendem a discussão sobre o ordenamento social e ambiental, o uso das terras, a sustentabilidade, a produção agrícola e de alimentos, a criação dos assentamentos rurais, o uso dos recursos naturais, a exploração de minérios e o cultivo lícito de maconha.

A previsão do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, é que as negociações sejam concluídas até dezembro. Os governos de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega atuam como mediadores nas negociações.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade