PUBLICIDADE

Submarino desaparecido já estaria com escassez de oxigênio

22 nov 2017 - 14h26
(atualizado às 18h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A busca por um submarino argentino que desapareceu há uma semana no Atlântico Sul entrou em uma fase crítica nesta quarta-feira, uma vez que seus tripulantes podem começar a sofrer com falta de oxigênio.

Falta de oxigênio eleva buscas por submarino a fase crítica:

O submarino ARA San Juan pode estar sem propulsão e submerso devido a uma falha elétrica, o que deixaria seus tripulantes com pouco oxigênio, caso não tenham sido capazes de renová-lo nos últimos dias.

"Estamos na parte crítica, especialmente no que se refere ao oxigênio. Não temos nenhum rastro", disse o porta-voz das Forças Armadas, Enrique Balbi, em Buenos Aires.

Mulher caminha diante de bandeira argentina em base naval em Mar del Plata
 21/11/2017     REUTERS/Marcos Brindicci
Mulher caminha diante de bandeira argentina em base naval em Mar del Plata 21/11/2017 REUTERS/Marcos Brindicci
Foto: Reuters

Mesmo assim, Balbi expressou esperança de que o clima favorável desta quarta-feira permitirá novidades na busca, depois que o vento forte e algumas tempestades durante o final de semana dificultaram as operações de resgate, das quais participam cerca de 4 mil pessoas e aproximadamente 30 aviões e barcos da Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Chile.

Até agora, uma superfície de quase 500 mil quilômetros quadrados onde acredita-se que o submarino pode estar foi patrulhada pelo ar, embora ainda falte rastrear uma ampla área de forma marítima.

Os familiares dos tripulantes começaram a mostrar desespero na cidade de Mar del Plata, onde o submarino deveria ter chegado no começo da semana.

"Viemos hoje porque tínhamos esperança de que tinham voltado. É incompreensível que tenha passado tanto tempo. Temos muita dor", disse à Reuters Elena Alfaro, irmã de Cristian Ibáñez, especialista em radares que estava no submarino.

Elena Alfaro, irmã de Cristian Ibáñez, um dos 44 membros da tripulação do submarino desaparecido ARA San Juan, fala a jornalistas fora de uma base naval argentina em Mar del Plata, Argentina.
Elena Alfaro, irmã de Cristian Ibáñez, um dos 44 membros da tripulação do submarino desaparecido ARA San Juan, fala a jornalistas fora de uma base naval argentina em Mar del Plata, Argentina.
Foto: Marcos Brindicci / Reuters

A embarcação deixou a cidade de Ushuaia no dia 13 de novembro a caminho de Mar del Plata, uma cidade turística localizada 400 quilômetros ao sul de Buenos Aires, e deveria ter chegado a sua base no último domingo ou segunda-feira. A última vez que o submarino fez contato com o continente foi no dia 15 de novembro.

Veja também

Chamadas de satélites não partiram de submarino desaparecido:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade