1 evento ao vivo

Brasil e EUA trabalharão juntos por socorro ao Chile, diz Hillary

3 mar 2010
16h46
Laryssa Borges
Direto de Brasília

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou nesta quarta-feira que Brasil e Estados Unidos devem trabalhar juntos para prestar socorro à população do Chile, atingida no sábado por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter. Em visita a Brasília, a enviada do presidente Barack Obama disse ser importante que os países se unam para socorrer nações que passam por momentos de crise e também afirmou a importância da participação brasileira no socorro às vítimas de tremores de terra no Haiti.

"Examinamos o esforço de socorro no Chile e a importância de os países das Américas se reunirem em pontos de crise. Vamos trabalhar juntos para a recuperação de Chile", disse a secretária de Estado após se reunir com o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.

Dados informados pelo subsecretário do Interior do Chile, Patricio Rosende, dão conta de 802 mortos pelo terremoto, mas a presidente Michelle Bachelet estima que o número de vítimas fatais deverá aumentar.

Ao comentar a participação brasileira no Haiti por meio da Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti), Hillary disse considerar que o Brasil "é um dos elementos-chave" da comunidade internacional para produzir resultados duradouros em prol dos haitianos.

"Apreciamos muito a liderança do Brasil no Haiti. Os soldados brasileiros continuam a salvar vidas¿, disse.

Hillary Clinton cumprimenta Celso Amorim em visita ao Palácio do Itamaraty, em Brasília
Hillary Clinton cumprimenta Celso Amorim em visita ao Palácio do Itamaraty, em Brasília
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Fonte: Redação Terra
publicidade