PUBLICIDADE

América Latina

BA: Yoani Sánchez diz que lhe falta cinismo para a política

19 fev 2013 - 13h41
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Yoani Sánchez concede entrevista na Câmara de Dirigentes Logistas de Feira de Santana
Yoani Sánchez concede entrevista na Câmara de Dirigentes Logistas de Feira de Santana
Foto: Reuters

A blogueira cubana Yoani Sánchez afirmou em entrevista nesta terça-feira que o protesto que impediu a exibição de um documentário, do qual ela participou e assistiria, na noite passada, em Feira de Santana (BA), não a surpreendeu. Uma das mais conhecidas críticas do regime castrista, Yoani também garantiu, respondendo a jornalistas, que não tem aptidão para a carreira política: “Não tenho interesse em política, me falta cinismo”, disse.

Sobre o protesto que inviabilizou a exibição de Conexão Cuba Honduras , que ela assistiria ao lado do senador Eduardo Suplicy, Yoani afirmou: “Não me surpreendeu a manifestação, achei bastante importante participar desse momento e estou acostumada com isso, já fui ameaçada por sites do governo cubano e estava ciente de que receberia uma resposta contra minha iniciativa de escrever o blog e sair do país. Meu governo age de forma dura e suja  contra adversários”.

Suplicy bate boca com manifestante em defesa de blogueira:

Yoani concedeu a entrevista coletiva na Câmara de Dirigentes Logistas de Feira de Santana. Ela ressaltou que seu blog, o Geração Y, nunca recebeu nenhum tipo de verba e que ela também nunca foi financiada pelos Estados Unidos. “Dizem que sou financiada pelo EUA porque critico e mostro a verdade sobre Cuba, nunca fui financiada por ninguém”, declarou.

A ativista falou também sobre como é viver em Cuba, sobre a sua vontade de criar um meio de comunicação livre e sobre um dossiê que teria sido distribuído por diplomatas cubanos a fim de prejudicá-la. "No debate de ontem ficou claro que eles só queriam me ofender e não queriam um diálogo pacífico. Eu trouxe ideias e eles só trouxeram palavras de ódio", afirmou.

As atividades de visitação ao centro de Feira de Santana e a tarde de autógrafos do livro De Cuba Com Carinho também foram canceladas. De acordo com a assessoria, a decisão foi por falta de tempo, mas ficou visível a grande preocupação com a integridade da blogueira que chegou à coletiva com escolta armada da polícia.

Ainda nesta terça-feira, às 19h, a ativista participará de um ciclo de debate em um centro cultural de Feira de Santana. Manifestantes prometem também marcar presença no evento. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade