PUBLICIDADE

Mundo

Ameaças ambientais são maior desafio aos direitos humanos, diz ONU

13 set 2021 - 10h38
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

GENEBRA (Reuters) -A chefe de direitos humanos da ONU disse nesta segunda-feira que a "tripla crise planetária" de mudança climática, poluição e perda da natureza representa a maior ameaça aos direitos humanos em todo o mundo, durante a abertura desta segunda-feira de uma sessão de um mês definida para priorizar as questões ambientais.

Alta comissára da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, durante sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra
13/09/2021 REUTERS/Denis Balibouse
Alta comissára da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, durante sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra 13/09/2021 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

"À medida que essas ameaças ambientais se intensificam, elas constituirão o maior desafio aos direitos humanos de nossa era", disse Michelle Bachelet, referindo-se aos recentes eventos climáticos "extremos e mortíferos", como inundações na Alemanha e incêndios florestais na Califórnia.

"Precisamos definir um padrão mais alto --de fato, nosso futuro comum depende disso", acrescentou ela.

Seus comentários foram feitos na sessão de abertura da sessão, que acontece de 13 de setembro a 8 de outubro, do Conselho de Direitos Humanos, onde temas relacionados às mudanças climáticas devem ser centrais, ao lado de debates sobre violações de direitos no Afeganistão, Mianmar e Tigré, na Etiópia.

No mesmo discurso, ela expressou preocupação com os ataques aos povos indígenas no Brasil por garimpeiros ilegais na Amazônia.

Diplomatas em Genebra disseram à Reuters que são esperadas duas novas resoluções sobre o meio ambiente, incluindo uma que criaria um novo relator especial sobre Mudanças Climáticas e outra que criaria um novo direito a um meio ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, expressou nesta segunda-feira apoio à primeira ideia, que ainda não foi formalmente apresentada em forma de esboço. "A mudança climática afeta praticamente todos os direitos humanos", disse ele.

Marc Limon, do think-tank Universal Rights Group, disse que o reconhecimento por parte do conselho do direito a um meio ambiente saudável seria uma "boa notícia".

"Isso capacitaria os indivíduos a proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas", disse ele.

As decisões tomadas pelos 47 membros do Conselho não são juridicamente vinculantes, mas têm peso político.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade