PUBLICIDADE

Mundo

Alemão condenado por sequestro no Chile é solto na Itália

Reinhard Doring Falkenberg raptou fotógrafo no regime Pinochet

25 nov 2021 - 14h05
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Um alemão condenado no Chile por um sequestro ocorrido durante a ditadura de Augusto Pinochet foi libertado na Itália devido a um atraso na tramitação do pedido de extradição apresentado pelo país latino-americano.

Reinhard Doring Falkenberg, 75 anos, havia sido preso em Forte dei Marmi, na Toscana, em 22 de setembro, durante uma viagem de férias. No entanto, em 18 de novembro, a Corte de Apelação de Florença decidiu colocá-lo em liberdade condicional por motivos de saúde.

Falkenberg tinha apenas a obrigação de se apresentar diariamente em uma delegacia de Lucca, também na Toscana, mas o tribunal determinou que a medida perderia a eficácia se o pedido de extradição não chegasse até 22 de novembro.

Quando o prazo expirou, Falkenberg voltou para a Alemanha, horas antes de a Corte de Apelação de Florença determinar a notificação do alemão.

De acordo com o jornal Corriere Fiorentino, a solicitação de extradição feita pelo governo chileno chegou ao Ministério da Justiça italiano em 19 de novembro, uma sexta-feira, o que pode explicar o atraso para notificar Falkenberg.

O alemão foi condenado pelo sequestro do fotógrafo e militante de esquerda ítalo-chileno Juan Maino Canales, crime praticado a mando da polícia secreta do regime Pinochet.

Canales foi mantido em cativeiro na "Colonia Dignidad", enclave de nazistas transformado em centro de tortura e extermínio de opositores durante a ditadura chilena. O corpo do fotógrafo nunca foi encontrado.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade