PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha vai mudar lei para uniformizar combate à pandemia

Merkel vinha cobrando governadores a aplicar medidas rígidas

9 abr 2021 - 10h35
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Alemanha vai debater na próxima semana alterações na Lei de Proteção às Infecções, firmada no início da pandemia de Covid-19, com o objetivo de unificar as medidas de combate à pandemia por todo o território, informou a porta-voz adjunta do governo, Ulrike Demmer, nesta sexta-feira (9).

Medida quer uniformizar as ações em todo o território alemão
Medida quer uniformizar as ações em todo o território alemão
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A representante destacou que, por isso, não haverá a tradicional reunião entre os membros do governo de Angela Merkel e os líderes dos governos estaduais (Länder) nas duas próximas semanas.

Entre as principais alterações, está o chamado "freio de emergência", ou seja, "qual medida adotar no caso da incidência semanal em uma determinada área ficar superior a 100 novos casos a cada 100 mil habitantes", disse Demmer.

Com isso, o governo Merkel que dar uma ação "unitária" em todos os pontos do país. A porta-voz ainda ressaltou que a decisão por mudar a lei foi concordada com todos os Länder.

Questionada se a mudança é uma renúncia ao lockdown mais rígido, Demmer pontuou que não iria "fazer uma distinção entre a obrigatoriedade do recurso, o freio de emergência e o lockdown porque todos seguem o mesmo objetivo no caso de números tão altos".

Merkel vinha cobrando que todos os estados cumprissem as regras nos locais de altos contágios porque, mesmo controlada, a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2 continua em patamares elevados de contaminações e mortes.

Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, o país contabiliza 2.966.789 contágios e 78.049 vítimas da doença. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade