PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha planeja exigir exames de coronavírus de pessoas voltando de países de alto risco

27 jul 2020 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

A Alemanha anunciou nesta segunda-feira que planeja exigir exames de detecção de coronavírus de turistas voltando de países de alto risco para desacelerar a disseminação de infecções agora que a temporada de verão está em alta.

Viajantes entram no centro de testes de coronavírus no aeroporto de Duesseldorf
27/07/2020
REUTERS/Wolfgang Rattay
Viajantes entram no centro de testes de coronavírus no aeroporto de Duesseldorf 27/07/2020 REUTERS/Wolfgang Rattay
Foto: Reuters

O anúncio veio pouco depois de uma decisão abrupta do Reino Unido de reativar uma exigência de quarentena de viajantes da Espanha, o que transtornou a tão alardeada reabertura da Europa para o período de férias.

Como o número de infecções está aumentando agora que as viagens estão sendo retomadas depois de meses de isolamento, o receio da possibilidade de uma segunda onda de infecções de coronavírus superou os escrúpulos alemães a respeito da ética de forçar as pessoas a passar por exames.

"Temos que impedir os que retornam de infectar involuntariamente outros e provocar novas cadeias de infecção", tuitou o ministro da Saúde, Jens Spahn.

A Alemanha designou 130 países de alto risco, entre eles Turquia, Egito e Estados Unidos.

O chefe de gabinete da chanceler Angela Merkel já havia dito que seria mais difícil recuperar o terreno perdido mais tarde.

"Todas os indícios que temos são de que é mais fácil manter os números de infecções baixos no verão do que no outono ou no inverno", disse ele aos repórteres.

A medida é uma vitória para o premiê do Estado da Baviera, Markus Soeder, que havia alertado que viajantes de retorno poderiam causar muitos "mini-Ischgls" --uma referência à estância de esqui austríaca que foi a fonte de alguns dos primeiros casos da Alemanha.

Soeder, visto como um candidato à sucessão de Merkel, havia dito aos repórteres que a Baviera está pronta para iniciar exames em aeroportos assim que o governo federal providenciar a base legal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade